Nossos jovens

Home Nossos jovens

Ramos Escoteiros

O Escotismo está organizado em Ramos, que se distinguem por programas e atividades diferentes de acordo com a idade, dentro da mesma metodologia escoteira. A organização dos Ramos, nos distintos países, pode sofrer algumas diferenças. No Brasil, eles assim são adotados:

Ramo Lobinho (Alcateia)

7 a 10 anos

Os lobinhos ou lobinhas, são divididos em equipes com até 6 crianças, de ambos os sexos, que participam de atividades e jogos voltados para a sociabilização e o entretenimento. É num ambiente salutar e de constante atenção que as crianças desenvolvem o comprometimento consigo e com as demais crianças da sua equipe.
A região do Estado de Goiás, composta por 4 distritos, está afiliada a sua organização em nível nacional, sendo assim o órgão que abrange e auxilia todos os Grupos Escoteiros goianos.

Ramo Escoteiro

11 a 14 anos

Chamados de escoteiros ou escoteiras, são divididos em equipes com até 8 jovens, de ambos os sexos, e participam de atividades e jogos voltados para a aventura. Para os jovens desta idade é oferecido um ambiente de responsabilidade, comprometimento e lhes é apresentado um processo simplificado de hierarquia e democracia organizado e mantido por eles mesmos. Atualmente temos 2 Tropas Escoteiras, com 32 jovens em cada uma.

Ramo Sênior

15 a 17 anos

Seniores ou guias, são divididos em equipes com até 6 jovens, de ambos os sexos, e participam de atividades e jogos voltados ao desafio e a auto superação. Para os adolescentes com esta idade, é oferecido um ambiente de maior esforço físico, de realização, cumplicidade e responsabilidade.

Ramo Pioneiro

18 a 21 anos

Os pioneiros ou pioneiras, não possuem uma divisão estrutural, mas sim por interesse e desenvolvem atividades e projetos voltados às carências da comunidade e do Grupo Escoteiro.
O que as pessoas dizem sobre nós

Nos acampamentos, aprendi muito sobre a vida, a ser independente e conviver em grupo.

Jack DoeManager

Hoje sou estagiário de uma empresa do ramo de petróleo e tenho certeza que a experiência no escotismo me ajudou a passar no processo seletivo, que foi extenso e com dinâmicas de grupo.

Lisa WhiteChoreographer

No escotismo aprendi a enfrentar desafios, planejar minhas ações e a cumprir metas. Parte do que sou hoje devo ao Escotismo. Carrego com orgulhos os ensinamentos que aprendi.

Reuniões aos sábados das 15:00 às 17:00 no Parque Areião. A entrada é pela Av. Areião, 193, Setor Pedro Ludovico, Goiânia – GO